top of page
Buscar

Crânio 

Foto do escritor: AnatoHelpAnatoHelp

Os ossos que formam a nossa cabeça são compostos pelos ossos do crânio e pela mandíbula.

O ossos do crânio nós podemos dividir em Neurocrânio e Viscerocrânio ou Esplancnocrânio.

O Neurocrânio está relacionado diretamente com o Sistema Nervoso Central, fornecendo revestimento e proteção para o encéfalo e as meninges, principalmente. Ele é composto por 8 ossos: 1 Frontal, 2 Parietais, 1 Occipital, 2 Temporais, 1 Esfenoide, 1 Etmoide.

Dentro dos ossos do Neurocrânio nós podemos selecionar alguns que formam um outro grupo com nome especial. A Calvária é a parte mais superior do crânio, formada somente pelos ossos: 1 Frontal, 2 Parietais e 1 Occipital.

O Viscerocrânio, também chamado de Esplancnocrânio, está relacionado com os sistemas respiratório, digestório e sensorial. Ele é composto por 14 ossos situados na face: 2 Zigomáticos, 2 Maxilas, 2 Nasais, 2 Palatinos, 2 Conchas Nasais Inferiores, 2 Lacrimais, 1 Vômer e 1 Mandíbula.

O encontro de alguns ossos através de suturas no crânio e pontos craniométricos/antropométricos são importantes e por isso citaremos agora.

Na parte da calvária nós temos o encontro do osso frontal com os dois ossos parietais através da sutura coronal; a sutura entre os dois ossos parietais chamada de sagital e o encontro dos parietais com o osso occipital através da sutura lambdoidea. Outra sutura importante é a sutura escamosa, ou parietotemporal, que é formada pelo encontro do ossos temporal com o osso temporal.

Os pontos craniométricos são usados na Medicina para medir, comparar e descrever a topografia do crânio, além de identificar anomalias ou variações anatômicas em crânios secos ou em radiografia. Na parte da calvária, superior, temos o encontro da sutura coronal com a sutura sagital no qual podemos encontrar o Bregma. No encontro da sutura sagital com a sutura lambdoidea podemos encontrar o Lambda. Na parte lateral nós temos mais dois pontos, o primeiro situado mais perto da face, na região de junção do osso temporal (parte escamosa), do osso frontal, do osso parietal e da asa maior do esfenóide chamado de Ptério. O segundo se situa mais posteriormente, representa o encontro da sutura lambdóidea com as suturas parietomastóidea e occipitomastóidea, chamado de Astério.

O último ponto que citaremos é o Násio, ponto de interseção entre as suturas frontonasal (osso frontal e ossos nasais) e internasal (ossos nasais) do crânio, relacionado a uma área visivelmente deprimida do nariz.

No crânio também possuímos forames que são uma abertura para passagem de músculos, vasos, artérias, veias e outras estruturas, através de ossos ou entre ligamentos. Aqui citaremos alguns dos forames presentes no crânio, externamente e internamente, e o que de mais importante atravessa o seu interior.

1. Forames da Lâmina Cribriforme/Crivosa - N. Olfatório (I)

2. Canal Óptico - N. Óptico (II) e A. Oftálmica

3. Fissura Orbital Superior - N. Oculomotor (III), N. Troclear (IV), N. Oftálmico (V1) e N. Abducente (VI)

4. Forame Redondo - N. Maxilar (V2)

5. Forame Oval - N. Mandibular (V3)

6. Forame Espinhoso - A. Meníngea Média

7. Forame Lacerado - N. Petroso Maior

8. Meato Acústico Interno - N. Facial (VII) e N. Vestibulococlear (VIII)

9. Forame Jugular - N. Glossofaríngeo (IX), N. Vago (X) e N. Acessório (XI)

10. Canal do N. Hipoglosso - N. Hipoglosso (XII)

11. Forame Magno - Meninges, Bulbo e Artérias Vertebrais.

12. Forame Estilomastóideo - N. Facial (VII)

Fontes: Livro Gray Anatomia - Volume 1 - 37ª edição

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page